O que o Budismo nos Ensina sobre a Raiva

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Reverendo Genshô ensina que ao sentirmos raiva ou ódio, e isso é causado porque outras pessoas agirem mau contigo, que não devolvemos na mesma moeda, que não devolvemos atitudes raivosas ou odiosas, para nos contermos nesses momentos.

Quando agimos com raiva ou ódio, muitas vezes nos arrependemos, podemos dizer coisas que machuquem mesmo as outras pessoas, e isso deve ser evitado, pois no Budismo existe o princípio da fala correta, que é não usarmos a fala para causar sofrimento ou fazer o mau.

Existe um ensinamento de Buda que ele diz que o ódio nuca acaba com o ódio, só o amor acabar com esse sentimento negativo.

Buda completa esse ensinamento dizendo para sermos como sândalo, que é altamente perfumado, e que perfuma o martelo que o corta.

Muitas vezes quando os outros fazem maldades para nós, e nós agimos com amor e esse malfeitor percebe isso como uma verdade, isso tem chance de mudar essa pessoa. Existem pessoas más que mudaram com essa atitude.

Mas também existe um porém, se não podemos descontar nossa raiva no outro, precisamos jogar em algum lugar, então podemos desabafar escrevendo, xingando nesses escritos, e depois jogar fora o papel, isso traz grande alivio.

Outras opções bem interessantes, é ter um saco de pancadas e desgastar nossa raiva nele.

É muito importante não ficarmos com a raiva, mas solta-la de uma forma, mas não nas outras pessoas, mas é importantíssimo liberar essa energia negativa desses sentimentos.

Dalai Lama recomenda o perdão para exterminar a raiva e o ódio, e isso é uma coisa maravilhosa.

Muitas pessoas acham que o perdão é algo cristão, mas ele é um recuso do coração dos seres humanos, existe dentro de nós, independente de crença, e muitas religiões as ensinam, pois é algo maravilhoso, e que nos purifica e traz autoconhecimento, nos ajuda a avançar em direção ao Nirvana.

O mundo aí fora todo mundo age com raiva, nosso mundo não ensina o perdão, mas sim o revide, achando que somos bobos caso não retrucarmos más palavras dirigidas a nós.

Existe um exemplo cristão muito bonito, que é quando Jesus, antes de ser crucifica apanhou muito e sofreu altas torturas, e não devolveu nada para os outros, e assim ele se eternizou na nossa história, tendo atitudes lindas dessa forma, assim como os demais iluminados da humanidade.

Não que Jesus seja superior a Buda e a outros iluminados, nada disso, não devemos buscar que um ser seja superior a outros, pois isso é algo do ego.

Budismo desejam que Buda seja maior que Jesus, e os Cristão querem o contrário, é uma briga de egos na verdade.

É como dizer: o meu é melhor do que o seu. 

O ego busca sempre a superioridade, já o coração jamais, que onde resiste o amor.

O amor reside no nosso coração espiritual.

Busquem agir com o coração, não com o ego, isso ajuda demais nosso autoconhecimento.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

 

Você também pode se interessar por: